Troque de travesseiros: uma pesquisa realizada pela Unicamp em 2003 demonstrou que após seis ou oito anos de uso, 10% do peso de um travesseiro se deve à quantidade de ácaros e seus detritos
Eles estão em toda parte: no travesseiro, no colchão, na almofada do sofá, nas cortinas e até mesmo no armário. Apesar de serem tão pequenos que não é possível vê-los a olho nu, podem causar muito incômodo – especialmente para quem tem alergia respiratória ou rinite. Por isso é importante manter sua casa livre dos ácaros.
Existem mais de 30 mil espécies de ácaros, mas os que causam alergias são os domiciliares – ou seja, aqueles que moram dentro de nossas casas. "No Brasil, o principal alérgeno é o ácaro da poeira domiciliar, responsável por cerca de 80% das alergias respiratórias", aponta Fábio Morato Castro, professor de Imunologia Clínica e Alergia da USP (Universidade de São Paulo) e presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai).
Poeira, escamas de pele e restos de comida são os alimentos preferidos desses ácaros. Eles também adoram ambientes quentes, úmidos e escuros. Por isso almofadas, travesseiros, mantas de lã, tapetes e animais de pelúcia são esconderijos perfeitos para o bichinho se abrigar e se reproduzir. No entanto, seu lugar preferido é o colchão.
O calor e a umidade de nosso corpo, a descamação natural da pele, lençóis e colchas que mantêm o escurinho e a umidade que se mantêm mesmo durante o dia propiciam as condições de que necessitam para se desenvolverem. "Os ácaros vivem no escuro e precisam de umidade, temperatura e substâncias orgânicas para se alimentarem", diz Castro.
Em geral, o ácaro fica retido entre as fibras do colchão, não em sua superfície. E um colchão pode abrigar mais de 200 mil ácaros e seus detritos (fezes e ácaros mortos) – número que aumenta de acordo com seu tempo de uso. Quando a pessoa se senta ou se deita na cama, é como se pulverizasse essas substâncias para o ar, que voltam a cair e são inaladas.
O mesmo acontece com o travesseiro: uma pesquisa realizada pela Unicamp em 2003 demonstrou que, após seis ou oito anos de uso, 10% do peso de um travesseiro se deve à quantidade de ácaros e seus detritos.
Alergia
"É importante ressaltar que a principal parte dos ácaros que causa alergia são suas fezes. Elas contêm enzimas digestivas que, quando inaladas, causam ataque à mucosa da pessoa", explica o médico alergista Celso Henrique de Oliveira, professor do Departamento de Parasitologia do Instituto de Biologia da Unicamp. Os restos dos ácaros mortos também são altamente alergênicos.
O contato com as fezes e os ácaros mortos faz com que muitas pessoas tenham reação alérgica. "Indivíduos alérgicos desenvolvem um tipo de defesa diferente a essas substâncias, o que causa as crises de alergia. Assim, alergia é uma resposta da defesa exagerada. O indivíduo alérgico teria, portanto, mais defesa e não uma defesa menor, como geralmente se pensa", diz Oliveira.
O resultado, quem é alérgico conhece bem: espirros, coceira nas mãos ou no rosto, nariz escorrendo ou entupido, sensação de peito fechado à noite e até mesmo asma. Além disso, os ácaros podem causar dermatites, faringite, rinite e até conjuntivite.
Guerra contra os ácaros
O ideal para se evitar uma crise alérgica provocada pelos ácaros é eliminar todos de sua casa. Mas isso não é nada fácil. "Isso é praticamente impossível. Mas dá para deixar essa infestação em um nível baixo o suficiente para a pessoa não ter mais crises de alergia", afirma Oliveira.
Para fazer isso, é preciso manter a casa sempre limpa. Na correria do dia a dia, é difícil conseguir tempo para fazer uma limpeza pesada que remova as sujeiras mais profundas. No entanto, para se livrar dos ácaros, é preciso realizar uma limpeza diária, mesmo que seja rápida, e uma mais pesada pelo menos uma vez por semana.
Além disso, é preciso deixar a casa bem arejada, para evitar a umidade que favorece a proliferação de ácaros e de outros microrganismos. "A ideia é o controle ambiental, com a limpeza frequente do ambiente. Nós vivemos cerca de 92% de nossas vidas dentro de um ambiente fechado, sendo 60% dentro de nossas casas", aponta Castro.
Além disso, é preciso cuidado especial com os lugares preferidos dos ácaros. Colchões, travesseiros e almofadas devem ter capas impermeáveis, para evitar que os ácaros penetrem em suas fibras. E também devem ser trocados periodicamente: "O travesseiro e o colchão não devem ter mais de cinco anos", recomenda Oliveira. "Essa é a melhor coisa a se fazer no dentro de casa para se evitar os ácaros da poeira domiciliar", enfatiza.
Sofás e poltronas também podem ser ótimos esconderijos para ácaros. Para evitar, opte por móveis lisos e de couro, que acumulam menos poeira e são mais fáceis de limpar. E eles devem ser higienizados periodicamente – o que pode ser feito com um aspirador de pó.
- EXTINTORES ABC
- ATENDEMOS EM TODA SÃO PAULO E GRANDE ABC
- CERTIFICAÇÃO DO INMETRO N- 007472/2019
- PRINCIPAIS REGIÕES ATENDIDAS
- Página Inicial
- FOTOS DE EXTINTORES
- HIDRANTES MANGUEIRAS
- SERVIÇOS
- RECARGA EXTINTORES
- AVCB NO GRANDE ABC
- VENDA DE EXTINTORES
- TIPOS DE EXTINTORES
- NOTÍCIAS
Vila Santa Catarina, jardim paulista, lapa, Aclimação, Glicério, Liberdade, Ibirapuera, Indianópolis, Jardim luzitânia, Jardim Novo Mundo, Moema, Parque Ibirapuera, Vila Nova Conceição, Cidade Jardim, Fazenda Morumbi, Jardim Everest, Jardim Morumbi, Real Parque, Jardim Europa, Jardim Paulistano, Pinheiros, Jardins, Sumarezinho, Vila Madalena, republica, Bandeirantes, Jardim Botucatu, Jardim Celeste, Jardim Clímax, Jardim Maria Estela, Jardim Maristela, Jardim Patente, Jardim Santa Cruz, jardim São Savério, Parque Bristol, Sacomã, São João Clímaco, Vila Anchieta, Vila Arapuã, Vila das Mercês, Vila Liviero, vila Moinho Velho, Vila Natália, Vila Vera, Vila Vergueiro, Vila Vermelha, santana, Santo Amaro, Chácara Inglesa, Mirandópolis, Parque Imperial, Planalto Paulista, São Judas, Saúde, Centro, Sé, tatuapé, Paraíso, Vila Clementino, Vila Mariana, Jardim Avelino,, Jardim Ibitirama, Vila Alpina, Vila Califórnia Vila Prudente Vila Zelina, Vila Sonia, av paulista e outros.tela, Jardim Mariste